ARROIOS
 
Este projeto de remodelação, tem por base um apartamento típico, localizado num edifício de gaveto, no Bairro de Arroios em Lisboa.
Em termos funcionais o apartamento estava dividido em vários espaços que tanto podiam funcionar como quartos, sala ou área de refeições, característica esta que é muito frequente encontrar neste tipo de apartamento. 
A proposta de intervenção tem como objetivo renovar o apartamento, sem perder a sua identidade e sem que para isso se ponha em causa a vivência contemporânea e a melhoria das características técnicas.
Para isso, quisemos num primeiro gesto, dividir de forma clara a área social da privada e reduzir o comprimento do corredor que era muito desproporcionado.
Ao entrar no apartamento a pessoa é confrontada com a pré-existência (área social) e a intervenção (área privada) e de uma forma natural e inconsciente, é encaminhada a dirigir-se à área social. As portas existentes e recuperadas da área social contrastam com o revestimento de pinho proposto, que oculta as portas da área privada e que torna parte do corredor mais intimista e privado.
Em termos de materialidade a proposta assentou numa homogeneização dos espaços e num reforçar da identidade deste tipo de apartamentos, ao propor materiais típicos da época, como o pavimento de soalho de madeira, a pedra de Lioz e o azulejo manual. Todos os pavimentos, tanto de madeira como de pedra estão desenhados em réguas sempre alinhados e o pavimento de madeira contamina as carpintarias da parede, numa evocação subliminar às carpintarias antigas.
Em termos de configuração do espaço, propôs-se abrir a sala para a sala de jantar através de um de uma lareira aberta, esta lareira assenta num banco de pedra que no lado da sala serve de banco e no lado da sala de jantar serve de base ao louceiro. A lareira permite assim uma ligação poética entre os dois espaços.

 

 

 


LOCALIZAÇÃO  .  Lisboa, Portugal
OBRA CONCLUÍDA  .  2021
ÁREA CONSTRUÇÃO  .  130m2
ARQUITETURA  .   Manuel Cachão Tojal
EQUIPA DE PROJETO  .   Paul Marques, Liliana Nóbrega
EMPREITEIRO GERAL  .   Betalist
FOTOGRAFIA   .  Francisco Nogueira 

IMG_2758.jpg
8.jpg
IMG_2694.jpg
10.jpg
9.jpg
11.jpg
1.jpg
4.jpg
2.jpg
3.jpg
7.jpg
5.jpg
6.jpg
11X.jpg
17X.jpg
15.jpg
16.jpg
13.jpg
18.jpg
ManuelTojalArroios2347-APAGAR.jpg
21.jpg
20.jpg
22.jpg
23A.jpg
25.jpg
27.jpg
24.jpg
ManuelTojalArroios0407.jpg
29.jpg
ManuelTojalArroios0362.jpg
32.jpg
31.jpg
30.jpg