Manuel Tojal Architects Studio é um atelier de arquitetura criado em 2014, que encara a arquitetura como uma arte social e onde a busca incessante por uma alquimia, transforma a profissão numa maneira de viver.

Em 2017 o projeto Casa Chanca foi selecionado pelo prémio PNAM (Prémio Nacional da Arquitetura de Madeira). O trabalho do atelier tem crescido de forma gradual e consistente e tem sido bastante reconhecido e publicado.

Equipa

Manuel Tojal, PT

Arquiteto Principal


info@manuelcachaotojal.com

Depois de terminar a universidade estagiou um ano na Faculdade de Arquitetura de Tóquio. Ainda durante o estágio colaborou com o estúdio SANAA (Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa Architects and Asssociates), onde foi responsável pelo concurso internacional do Edifício Multifuncional da Fundação de Serralves (Primeiro Prémio - 2008).

Antes de fundar o atelier Manuel Tojal Architects Studio colaborou com vários ateliers, incluindo o atelier Cadaval & Solà-Morales, em Barcelona, e o atelier RMAA, em São Paulo. Manuel Tojal é também co-autor da Casa na Travessa do Patrocínio, em Lisboa, construída em 2012, que ganhou o prémio Architizer Building of the Year. Foi finalista do Archdaily Building of the Year no mesmo ano e recebeu uma menção honrosa no Prémio Valmor de 2014.

Francisca Patuleia Figueiras, PT

A Engenheira entre os Arquitetos

francisca@manuelcachaotojal.com

 

A Francisca concluiu o mestrado integrado em Eng. Biomédica na Universidade Nova de Lisboa. Continuou o seu percurso académico em Barcelona onde se doutorou em Biomedicina, em 2012, pela Universitat Pompeu Fabra. Nos últimos 10 anos dedicou-se à Investigação Clínica, onde adquiriu ferramentas de coordenação e gestão de projeto. Além do seu percurso académico é Mãe e Yoguini.


No atelier o seu papel principal é aplicar as suas competências de gestão dando à criatividade e à arte alguma disciplina e foco!


Liliana Nóbrega, PT
Arquiteta

liliana@manuelcachaotojal.com

A Liliana concluiu o mestrado integrado em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa, em 2013. Ainda enquanto estudante passou pela Accademia di Architettura di Mendrisio onde foi aluna dos Arquitetos Kresten Geers (Office KGDVS) e Aires Mateus. Em 2020 terminou a pós-graduação em Construção e Reabilitação Sustentável pela Universidade Nova de Lisboa. Nas horas vagas é ativa e empreendora, destacando-se na produção da Sidra.

Em 2020 começou a sua colaboração no atelier, partilhando a paixão pelo Oeste.

Paul Marques, FR

Arquiteto

 

O Paul frequentou o curso de Artes Plásticas em Paris (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne). Em 2009 decidiu fazer as malas rumo a Portugal e iniciar o seu Mestrado integrado, em Arquitetura na Universidade Lusíada de Lisboa, o qual concluiu em 2018.  Com formação complementar em Design UX (User Experience) tem vindo a dar cartas no mercado das Startups, nas suas diversas funções (Designer, Diretor Artístico, Co-fundador).


Em 2019 integrou o atelier como Arquiteto Estagiário. Após o Estágio profissional mantem-se a colaborar com o atelier como colaborador externo.

© 2020 manueltojalarchitectsstudio