top of page
DESIGNER / MAX REINERT
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.
APARTAMENTO GILBERT
Desde que visitámos o apartamento pela primeira vez, apercebemos-mos que se tratava de uma pré-existência/base pouco interessante.
Ao nos depararmos com esta evidência quisemos desde logo criar uma “tela em branco” onde o projeto começaria a ser desenhado. Assim, grande parte do interior foi demolido e ao adaptar o programa (2 suites, 1 lavabo e área social com cozinha) quisemos por um lado realçar a pobreza estrutural através da viga pré-existente e por outro propor acabamentos mais nobres e inócuos numa clara provocação à pré-existência.
Uma das premissas do programa era a de ter espaço para uma coleção de bolas de râguebi. Esta premissa acabou por dar o nome ao apartamento, aqui numa clara reivindicação de identidade para o projeto.
Tendo em conta a área reduzida, desenhámos um lavabo que é incorporado numa casa de banho de uma suite permitindo uma polivalência no seu uso. A Sala e cozinha estão inseridas no mesmo espaço e as janelas incorporadas dentro das estantes como óculos para o exterior. A casa de banho da suite principal assume-se como um lanternim para dentro do quarto e a sua vivência do tipo “voyeur” é também uma provocação ao modo tradicional como vivemos este espaço.
O espelho circular em frente à janela é a alegoria deste projeto uma vez que este é um elemento que faz a transição entre o exterior e o interior de uma forma irónica e subtil.
Se por um lado, trabalhámos o conceito de voyeurismo, por outro lado, quando se esperaria estar em observação direta para a paisagem urbana através da janela, salta-nos à vista um elemento delicado e circular, que reflete ora a imagem de si próprio, ora omite para fora o que dentro se passa. Só nos vemos quando vemos o exterior, sendo que o exterior nunca nos vê.
LOCALIZAÇÃO . Rua dos Arneiros, Lisboa, Portugal
OBRA CONCLUÍDA . 2020
CLIENTE . PRIVADO
ÁREA CONSTRUÇÃO . 60m2
ARQUITETURA . Manuel Cachão Tojal- Coordenação
Francisca Patuleia Figueiras
EMPREITEIRO . Betalist
FOTOGRAFIA . Francisco Nogueira
bottom of page